Quantas vezes na semana é preciso treinar para a hipertrofia?

Um dos objetivos de quem faz academia é ver o crescimento da sua musculatura - a famosa hipertrofia muscular. 

Por definição, a hipertrofia é o aumento do tamanho da célula do músculo. Ela acontece por estímulos de exercícios que geram um pico inflamatório nas células musculares.

Esse estímulo acontece pela inflamação das células musculares que, ao se recuperarem, ganham força, resistência e tamanho.

Qual a frequência de treino ideal?

A frequência de treino influencia totalmente no crescimento muscular, apesar de não ser o único fator.

Mesmo que você treine todos os dias, se a rotina de treino não for coerente, não é possível atingir os resultados esperados de hipertrofia.

Isso acontece porque, em média, depois de um estímulo, um grupo muscular leva em torno de 48 horas para se recuperar. Por isso, a periodização é importante.

O ideal é ter uma frequência semanal de duas a três vezes para cada grupo muscular. Além disso, é válido fazer de nove a 15 séries por semana para cada músculo.

Carga x Repetições x Séries

O ideal é sempre alternar carga, repetições e séries. Na prática, isso significa que nos dias com séries e repetições mais altas a carga é mais baixa. E vice-versa.

Quanto tempo leva para conquistar a hipertrofia?

A hipertrofia pode acontecer já no primeiro mês, principalmente para pessoas que estão paradas há muito tempo.

Porém, uma pessoa sedentária e que começa a treinar leva de três a seis meses para sentir uma evolução mais consistente na hipertrofia.

E lembre-se: seja na academia ou em casa, treinar para hipertrofia exige acompanhamento de profissionais da educação física para evitar movimentos incorretos e lesões.

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