Você sabe quanto tempo é normal ficar sem ir ao banheiro?

Embora seja uma situação comum, ficar muito tempo sem fazer cocô (ou o “número 2”, como alguns dizem) pode ser um indício de que algo está errado com seu organismo.

Segundo especialistas, o ideal é ir ao banheiro ao menos duas vezes na semana. Mas, se essa dificuldade for frequente e estiver associada a outros sintomas, é preciso procurar um médico.

Por outro lado, há quem, mesmo evacuando com uma frequência menor, não sente nenhum desconforto. Nesse caso, o problema não é, necessariamente, um sinal de alerta.

Estresse, ansiedade, mudança de rotina, beber pouca água, tomar muito café e uma dieta com poucas fibras são alguns dos fatores que levam à constipação.

Por que algumas pessoas sofrem para evacuar?

Algumas doenças, como hipotireiodismo e diabetes, e o uso de certos medicamentos também podem influenciar no funcionamento do intestino.

Seja qual for a causa, ficar muito tempo sem ir ao banheiro pode trazer alguns prejuízos, como excesso de gases, distensão abdominal e até hemorroidas.

Lembre-se sempre de beber água e se alimentar bem, além de praticar exercícios e evitar situações de estresse.

Como evitar a prisão de ventre?

Além disso, não deixe de respeitar os estímulos do seu corpo, sem adiar a vontade de ir ao banheiro. E não esqueça: procure buscar ajuda profissional quando for necessário!

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui