Reclamar demais pode fazer mal à saúde: por quê?

Diferentes hábitos do cotidiano podem afetar nossos pensamentos. Por isso, é comum utilizarmos as reclamações para aliviar o estresse e a negatividade.

Contudo, reclamações em excesso podem facilitar o surgimento de novos pensamentos ruins no futuro. É o que dizem especialistas.

Além disso, reclamar demais também pode enfraquecer o sistema imunológico, provocando o aumento da pressão arterial.

Quando pensamos, um pulso elétrico realiza sinapses entre os neurônios. E toda vez que esse pulso é acionado, essas sinapses ocorrem de uma forma mais conjunta.

Por que isso acontece?

Consequentemente, quanto mais comentários ruins e reclamações são feitas, mais facilmente esses pensamentos negativos serão repetidos pelo cérebro quando surgir o momento oportuno.

Já os sintomas físicos são causados pelo cortisol, o “hormônio do estresse”, liberado em situações de raiva. Ele pode afetar a pressão arterial, o colesterol, a obesidade e outras doenças cardíacas.

Vale lembrar que conviver com pessoas que reclamam muito também pode trazer um efeito ruim à saúde. Isso acontece devido à empatia, que nos faz compartilhar as mesmas emoções de outras pessoas.

Curtiu? Saiba mais sobre negatividade e saúde mental no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais