Refrigerantes na fase de amamentação: permitido ou proibido?

Na fase de amamentação, é essencial que a mãe mantenha uma alimentação balanceada para que o leite materno contenha os nutrientes que o bebê precisa para crescer forte.

No entanto, durante este período, diversas dúvidas podem surgir. Uma delas é muito importante e comum: posso beber refrigerante na fase de aleitamento?

Apesar de serem poucos os estudos sobre o consumo dessas bebidas durante a amamentação e não existir uma recomendação oficial, as mães nutrizes não devem ingerir refrigerante.

Isso porque os benefícios da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mulher, já são cientificamente comprovados. Além disso, a mãe deve seguir durante esse período uma alimentação saudável.

Essas bebidas não contribuem beneficamente para a nutrição humana. Além de ricas em açúcar, são cheias de aditivos químicos, como estabilizantes, aromatizantes e corantes.

Malefícios do refrigerante

A cafeína é outra substância presente na maioria dos refrigerantes. Caso ingerida, pode agitar mãe e bebê, causando irritabilidade e dificultando uma noite de sono tranquila.

Além disso, a cafeína também impede a absorção de cálcio, mineral importante para os bebês que participa do crescimento de ossos e da contração muscular.

Os refrigerantes zero substituem as altas doses de açúcar por adoçantes artificiais. Por enquanto, não se tem certeza dos males que eles podem trazer para a saúde dos bebês.

E o refrigerante zero?

Porém, os alimentos consumidos durante a amamentação influenciam na saúde dos bebês na fase adulta. Isso porque a composição do leite materno pode predispor o aparecimento de doenças futuras.

Alimentos que provocam a formação de gases nas mães podem causar cólicas nos bebês. Então, se mãe tem gases com essas bebidas, o bebê tem uma predisposição a ter cólicas com esse alimento.


Cólicas

E o principal culpado é o açúcar, um carboidrato simples que pode ser fermentado pelas bactérias intestinais, gerando gases. Os adoçantes das versões diet também podem irritar a mucosa intestinal.

O sódio presente nos adoçantes também pode fazer mal. Isso porque, se consumido em grande quantidade, ele pode prejudicar a correta utilização de nutrientes, como o cálcio.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui