Respiração consciente:
por que incluir
na rotina

Embora seja uma ação natural e automática, a respiração pode ser realizada de forma estratégica para melhorar o funcionamento de diversas áreas do corpo.

Controlar a saída do ar de forma consciente faz com que nos conectemos melhor com o momento presente, entendendo nossos sentimentos e pensamentos com mais clareza.

A prática pode ser incluída em diversos momentos do dia: ao acordar, no banho, no trabalho, antes de dormir e até no transporte público. E a única ferramenta necessária é o próprio corpo.

Ao controlarmos a respiração, tiramos um tempo para nos conectarmos com nós mesmos, o que traz diversos benefícios, como:

Benefícios da respiração consciente

• Ajuda a tomar decisões;
• Favorece a visão estratégica;
• Controlar diferentes transtornos mentais.

Colocar esse ato em prática requer dedicação, fazendo com que o hábito se torne parte da rotina.

Como fazer?

O indicado é começar a incluí-la logo pelas manhãs e antes de  começar suas atividades. Isso ajuda a trazer mais concentração e ter foco para o resto do dia.

Aproveite as manhãs

Uma forma de controlar a respiração é através de um cronômetro: respire conforme os segundos mudam e preste atenção no número de vezes que você realizou o ciclo.

Conte o tempo

Para entender os efeitos que a respiração consciente tem no corpo: anote os sentimentos antes e depois de realizar a prática, entendendo os ruídos mentais que foram trabalhados.

Atenção às emoções

Para quem prefere um guia para esses momentos, há diversas opções de meditações guiadas em plataformas digitais.

Apesar de melhor aproveitada quando feita isoladamente, a respiração consciente também pode ser realizada simultaneamente com outras atividades.

E lembre-se: não existe um jeito certo de realizar a respiração consciente, mas sim aquela que melhor se encaixa na sua rotina e nos seus gostos. O importante é tirar um momento para si.

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