Trabalho, trânsito, rotina, família, amigos… Tantas coisas para se preocupar ao mesmo tempo e, quando você vê, a ansiedade já tomou conta da cabeça.
Nessas horas, você pode tentar contar até três e respirar bem fundo…
A respiração ajuda a acalmar por dois motivos: o primeiro é fisiológico, já que o estado de ansiedade estimula a hiperventilação e o esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar.
Outro ponto está no fato da respiração consciente trazer a atenção para o momento presente, acalmando e retomando o foco.
Conheça algumas técnicas para auxiliar na respiração nos momentos de ansiedade:
É impossível sempre manter a respiração correta o tempo todo, mas é importante tentar respirar usando a musculatura do diafragma, movimentando o abdome e não o tórax.
Para melhorar a respiração como um todo, vale investir em alongamentos para o abdome e caixa torácica. Respirar lentamente, apenas pelo nariz, também ajuda.
Treinar esse tipo de respiração é importante, mas não adianta expandir e contrair o abdome enquanto respira, mas respirar lenta e profundamente e observar o próprio movimento.
Deitado na cama, com as luzes apagadas, coloque as mãos sobre o abdômen e conte enquanto você respira para criar um ritmo.
Mais do que apenas inspirar e expirar, é feita uma pausa antes de cada uma dessas ações. É chamada quadrada, pois todos os passos são feitos com a mesma duração.
Deixe o ar entrar por três segundos. Segure-o nos pulmões no mesmo tempo e solte-o lentamente por mais três segundos. Após a expiração, mantenha-se sem ar por mais três segundos.
Respiração com predomínio de expiração é uma ótima técnica para acalmar feita a partir da respiração quadrada, dobrar o tempo que você solta o ar.
Sente-se em uma cadeira confortável e jogue o tronco para a frente, apoiando-se nas coxas. Braços e cabeça ficam soltos em direção ao chão.
Nesta postura, o abdome estará comprimido e o movimento respiratório é levado para as costas. Fique o tempo que se sentir confortável e retorne começando pela lombar, subindo vértebra por vértebra.
Em qualquer das técnicas acima, uma boa dica para acalmar é respirar por uma narina de cada vez. Você inspira por uma e solta por outra, usando o indicador para tampar.
Conheça os sintomas físicos do estresse em Minha Vida!