No calor ou no frio, o desodorante é um item indispensável. E o produto é ainda mais necessário para quem sofre de bromidrose, condição que faz com que o suor tenha mau cheiro.
O problema é que o desodorante nem sempre tem uma ação prolongada. E você sabe o que fazer nesses casos? Confira nossas dicas para estender o efeito do produto e evitar o mau odor:
O desodorante é um produto que retira o odor e é indicado para casos de bromidrose. Isso porque ele inibe o desenvolvimento de bactérias na região.
Já o antitranspirante retém o suor nas glândulas sudoríparas. No geral, os dois produtos contêm ambas as características, mas quem transpira muito sem exalar mau cheiro pode usar o antitranspirante.
Um grande aliado do desodorante é o sabonete antisséptico. Por isso, vale a pena investir em um desses para o banho de cada dia, ainda mais se seu suor costuma ter mau odor.
Ao usar o produto, o ideal é lavar as axilas com ele para eliminar os microorganismos causadores do mau cheiro, deixando a espuma atuar por alguns minutos.
Seque bem a pele após o banho, de modo que não fique nenhuma umidade, o que favorece a proliferação bacteriana. Depois, aplique o desodorante escolhido.
Os tecidos sintéticos, como o elastano e o poliéster, retêm o suor e favorecem a ação das bactérias. Por isso, opte sempre por roupas de algodão.
Além disso, evite peças que apertem as axilas e não fique repetindo roupas já usadas, pois elas podem conter bactérias que causam a bromidrose.
Cada caso é um caso: tem gente que não precisa de desodorante, enquanto outros têm de reaplicar o produto a cada quatro horas.
O mau cheiro não depende dos pelos nas axilas. Se você não quer se depilar, basta usar sabonete e desodorante para deixar a região sem cheiro e não remover os pelos.