O sangramento nasal é um evento que pode assustar, mas, de forma geral, não costuma indicar um problema grave.
O simples ato de cutucar o nariz com o dedo pode gerar um sangramento, sabia? Isso porque a região possui muitos vasos sanguíneos superficiais, delicados e fáceis de serem rompidos.
O ar seco também pode ser a causa do sangramento de nariz, pois as membranas nasais secas ficam mais suscetíveis a hemorragias.
Se você sofre com alergias, sinusite aguda ou crônica, rinite não alérgica ou desvio de septo, deve saber como essas condições respiratórias podem causar inflamações e consequentes hemorragias.
E, embora seja menos comum, um sangramento nasal pode ser causado por leucemia, tumor nasal, hemofilia ou ingestão de álcool. Fique de olho!
Primeiro, mantenha a calma! Sente-se ereto e se incline para frente. Assim você reduz a pressão sanguínea nos vasos do nariz e desestimula o sangramento.
Depois, aperte seu nariz com o polegar e o dedo indicador para mantê-lo fechado (cinco a dez minutos). Isso pressiona o septo nasal e, normalmente, interrompe o fluxo de sangue.
Para evitar que o sangramento volte, não assoe o nariz e evite curvar o corpo após a hemorragia por algumas horas. Nesse tempo, lembre-se de manter a cabeça acima do nível do coração.
Após o ocorrido, é importante evitar qualquer irritação no nariz. Se possível, evite realizar exercícios. E tente não tomar medicamentos que possam interferir na coagulação sanguínea.
Uma dica é: se você é propenso a sangramentos nasais, use um umidificador de ar em casa - especialmente durante o inverno, quando o clima é frio e seco.
Mas, se o sangramento está relacionado a outro problema de saúde, siga as orientações do médico para manter o quadro sob controle.
Curtiu? Veja os principais cuidados para o sangramento nasal no Minha Vida!