Barulhos intensos e constantes costumam causar um enorme incômodo, como aquela dorzinha de cabeça que não passa, sabe?
Além disso, o volume alto também pode trazer alguns problemas, às vezes irreversíveis, à audição. E por incrível que pareça, isso pode acontecer devido ao uso de aparelhos comuns no dia a dia.
Esse é o caso do secador de cabelo que, embora não seja associado a complicações no sistema auditivo, pode provocar danos nos ouvidos em apenas 15 minutos de uso. Chocante, né?
Isso ocorre porque o ouvido possui a capacidade de suportar um som de 85 decibéis por 8 horas seguidas. Após isso, há riscos de lesão das células ciliadas da cóclea, podendo levar à perda auditiva.
O secador de cabelo, dependendo do modelo, pode emitir até 100 decibéis ao ser ligado!
Quanto maior o tempo/ frequência da exposição, pior é o grau da lesão auditiva, que é progressivo e irreversível. E, além da perda de audição, é possível que ocorram zumbidos nos ouvidos.
O uso de protetores auriculares e plugs de orelha é uma das principais formas de amenizar a exposição aos ruídos constantes dos secadores.
Essa medida preventiva é importante especialmente para pessoas que trabalham em salões de beleza, que estão diariamente expostas ao barulho.
Atualmente, existem alguns aparelhos que já são fabricados com uma tecnologia que reduz o ruído emitido na hora de secar os fios.
Por isso, na hora da compra, busque verificar as informações sobre o aparelho. O Selo Ruído possui uma classificação do nível 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) de potência sonora.
O Selo Ruído também está presente em outros aparelhos usados no dia a dia, como eletrodomésticos, ajudando a prevenir os riscos oferecidos pelos ruídos nocivos gerados por eles. Anota a dica!