Sentimentos reprimidos podem causar doenças físicas?

Remoer a mágoa e reprimir a dor por medo de expor os próprios sentimentos não é uma atitude incomum. Porém, com o tempo, isso pode trazer problemas à saúde e ao bem-estar.

É isso mesmo. Estocar mágoas e sofrimentos faz mal para o coração e outros órgãos. Se a vida pessoal vai mal ou as relações profissionais, a melhor saída é sempre desabafar.

Isso porque o organismo não foi feito para guardar sentimentos ruins e, conforme eles se acumulam, nossa “panela de pressão emocional” explode.

Sufocar nossos limites emocionais pode interferir em nossa atividade cerebral, dificultando a troca de estímulos nervosos responsáveis pela execução de algumas funções no corpo.

Saúde em risco

• Estresse;
• Apatia;
• Hipertensão;
• Asma;
• Ansiedade;
• Agressividade.

Como resultado, nos deparamos com sintomas relacionados à dor reprimida, sendo eles físicos, mentais e sociais, como:

Nem sempre as pessoas conseguem lidar com a dor que sentem. Como consequência, quando explodem, é comum descontar a própria dor em outras pessoas.

Como falar das emoções

Todavia, para que isso não ocorra, é importante detectar aquilo que lhe fez mal — além de trabalhar a própria autoestima, se perdoar e libertar do sentimento ruim.

Seguir em frente e ser sincero consigo mesmo, aceitando o que lhe incomoda e sem medo de expor os sentimentos, é um passo muito importante para curar a dor (e viver bem).

Clique aqui e leia mais

Veja mais dicas para lidar com
a raiva no
Minha Vida!