Ter "risada de porco" pode ser sinal de algum problema?

Uma das risadas mais diferentes é o famoso "riso de porquinho", quando a pessoa emite um som parecido com o grunhir de um porco. Mas será que isso pode ser indicação de algum problema de saúde?

Para os especialistas, raramente o riso é sinal de alguma complicação de saúde. Na verdade, a risada, assim como a nossa impressão digital, é uma característica individual.

Este barulho surge quando a pessoa ri e faz uma inspiração, provocando uma vibração no músculo do palato mole, no céu da boca.

Como surge a risada de porco?

O som de porco emitido vem dessa reverberação e é considerado algo característico da pessoa. Logo, não há motivo para se preocupar, já que o barulho representa apenas a vibração da musculatura.

Para a risada ser motivo de preocupação com a saúde, ela precisa modificar a simetria facial ou fazer um som muito incomum - o que não é o caso da risada de porco. 

Normalmente, as possíveis causas para a anormalidade no riso são a obstrução no nariz ou congestão nasal.

Em uma risada vigorosa, são utilizados cerca de 20 pares de músculos, além de outras áreas do corpo que são estimuladas, como as glândulas lacrimais, que nos fazem chorar de rir.

Risadas diferentes

Toda risada é um aspecto único que pode se alterar com a sua intensidade. Portanto, rir de uma maneira diferente não significa, necessariamente, que há alguma complicação de saúde.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui