Óleos de soja, canola, milho e girassol: qual é a diferença?

Aliados do bom funcionamento do organismo, os óleos vegetais são essenciais para uma vida saudável.

Independente do tipo, uma das principais diferenças entre os óleos vegetais está na quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas que eles contêm.

Essas gorduras estão relacionadas à redução do colesterol ruim. São fonte de vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento celular.

Gorduras monoinsaturadas

Já a gordura poli-insaturada está relacionada à redução do colesterol no geral, sendo o ômega-3 e o ômega-6 os tipos mais conhecidos.

Gorduras poli-insaturadas

As gorduras ômegas 6 e 3 são chamadas de gorduras essenciais, ou seja, somente é possível obtê-las pela alimentação, uma vez que não são produzidas pelo corpo.

Enquanto o óleo de canola apresenta uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas, os de girassol, soja e milho apresentam mais poli-insaturadas.

Óleos vegetais: diferenças

Tanto a gordura monoinsaturada quanto a poli-insaturada podem oferecer benefícios à saúde, desde que consumidas de forma equilibrada.

Além disso, para ter uma alimentação saudável e que previne doenças, é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas e de colesterol, preferindo carnes magras, leite e derivados desnatados.

Presente em alimentos de origem animal, esse tipo de gordura, se consumido em excesso, pode levar a doenças cardiovasculares, derrame e alteração do nível de colesterol.

Gorduras saturadas

Além disso, busque substituir o óleo de origem animal (como banha e manteiga) por óleos de origem vegetal, como o de soja, de canola, de girassol e de milho.

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