Traição: o que sentimos e como superar a situação?

Nem todos os relacionamentos são perfeitos como os contos de fadas, em que parece haver garantia de eterna completude e segurança incondicional acima dos desgastes.

A realidade é que todos os casais correm o risco de sofrer com os desgastes e as armadilhas do relacionamento. Uma delas é a traição, situação que pode abalar os sentimentos.

Geralmente, quando uma pessoa descobre que foi traída, é comum sentir a boca seca, ter pensamentos confusos, falta de raciocínio, angústia e sensação de que não pode ser verdade.

Sentimento de traição

Ao perder a companhia para outra pessoa, alguns sentem que estão perdendo a si. Nestes casos, a ideia de perder o amor pode ser mais insuportável do que saber da traição.

A infidelidade pode ocorrer por conta da dissociação entre o amor e o sexo, fazendo com que uma pessoa ame quem não deseja ou deseje quem não ama. Porém, nem sempre amor e desejo coincidem.

Amor e sexo

Em muitos casos, o amor pode inibir o desejo, ou seja, quanto mais se ama, menos se deseja. Por isso, o ideal é equilibrar o sexo e o amor numa relação ao longo dos anos, o que pode ser difícil.

Individual ou de casal, a terapia pode lançar luz sobre algumas questões que afetam e perturbam o desenrolar dos relacionamentos, além de trabalhar o autoconhecimento.

Como superar?

Sempre existe a possibilidade de a pessoa se reposicionar na relação, extraindo dessa experiência uma convivência mais sadia, menos conturbada e sem esquecer que não existe relação sem conflitos.

Lembre-se que não há como não sofrer com os desequilíbrios das relações, mas há como sofrer menos! Por isso, com ajuda profissional, o casal pode se reencontrar, caso haja desejo.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui