Você sabia que beber água também favorece a saúde mental?

Você já deve ter ouvido dizer que beber água traz uma série de benefícios ao corpo. Mas você sabia que esse hábito contribui não só para o funcionamento do organismo, mas também para o estado mental?

A maior parte do nosso cérebro é constituída de água. Por isso, ela tem um papel muito importante no órgão, mediando todas as atividades funcionais cerebrais ligadas à saúde mental.

Assim, quando existe a falta de água no corpo, é normal que uma pessoa apresente sintomas ligados às funções neurológicas, como dificuldade de atenção, de concentração, fadiga e cansaço mental.

Além disso, a desidratação também pode interferir nas emoções, levando a quadros de irritabilidade, humor depressivo e apatia.

Isso ocorre por conta da redução da atividade cerebral no sistema das emoções, afetado pela falta de água e pelos distúrbios metabólicos. Ou seja, é essencial equilibrar o consumo diário de água.

A quantidade necessária de água ingerida diariamente varia de pessoa para pessoa. Porém, é recomendado que uma pessoa beba dois litros de água por dia, no mínimo.

Consumo ideal

Alguns precisam ingerir mais de dois litros por dia, como no caso dos esportistas, gestantes e mães em amamentação. No geral, o ideal é beber 35 ml de líquido por quilograma de peso durante o dia.

Além de afetar o estado mental, a desidratação também pode causar muita sede, pele seca e áspera, pressão baixa, tonturas, boca ressecada, olhos ressecados, urina de cor escura e até desmaios.

A água pura não é o único modo de se hidratar diariamente. Outras alternativas saudáveis de consumo da bebida são os sucos naturais, os chás e a água de coco.

Como beber água

Se você esquece de beber água diariamente, é importante investir em lembretes ao longo do dia com a ajuda de aplicativos para beber água, carregar uma garrafa ou deixar uma jarra por perto.

Vale lembrar que sucos industrializados e refrigerantes não devem ser considerados como fontes de hidratação por carregarem muitas substâncias tóxicas e não serem benéficos ao organismo.

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