Yoga matinal:  melhores posturas para fazer ao acordar

A prática da yoga, por si só, é repleta de benefícios para o corpo. Porém, escolher fazê-la pela manhã pode ser ainda mais vantajoso para o nosso organismo, sabia?

Além de turbinar a disposição e a energia logo cedo, os exercícios de yoga podem promover o relaxamento do corpo e da mente, reduzindo os níveis de ansiedade e melhorando as articulações. 

Outro benefício de praticar yoga pela manhã é que, por ajudarem a “limpar” a mente, os exercícios trabalham a atenção plena, te deixando mais concentrado para outras tarefas do dia.

Além disso, os exercícios também podem te ajudar a dormir melhor durante a noite. Por isso, confira a seguir uma série de posturas ideais para começar a praticar yoga bem cedinho e despertar o corpo. 

Deite-se e traga os joelhos na direção do peito. Leve os dois joelhos para a direita, abra os braços e fique nessa postura por até um minuto. Repita do outro lado. 

1. Torção deitada

Em quatro apoios, inspire lentamente e, ao expirar, arredonde a coluna e abaixe a cabeça para o chão. Inspire de novo, levantando a cabeça e arqueando as costas.

2. Postura do gato e da vaca

Apoie os joelhos (afastados) no chão. Respire fundo e, ao expirar, leve a parte superior do corpo ao chão, com os braços para frente. Ponha a testa no chão e segure por 3 minutos.

3. Postura da criança

Apoie as mãos e os pés no tapete. Eleve os quadris para o alto e mantenha a cabeça baixa. Nessa posição, respire profundamente três vezes ou segure por um minuto.

4. Cachorro voltado para baixo

Essas posturas podem ser feitas em qualquer hora do dia, mas são especialmente eficazes pela manhã. Procure criar também uma rotina de exercícios logo cedo e adquira outros hábitos saudáveis.

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